A chuvarada que atingiu Santa Catarina entre sexta-feira e a madrugada deste sábado já levou mais de 200 pessoas a deixarem suas casas em Penha, no Litoral Norte. Outras 800 também tiveram suas residências atingidas pela água que transbordou do Rio Iriri por volta de 4h e, desde então, o Corpo de Bombeiros trabalha na retirada das famílias.

Continua depois da publicidade

A dificuldade, segundo o comandante do órgão, Johnny Eurico Coelho, é a correnteza da água, que impede a embarcação motorizada de navegar.

No início da manhã, o Rio Iriri havia atingido cinco metros, dois a mais do que o normal. Quatro bairros ficaram debaixo da água: Armação, Centro, Gravatá e Santa Lídia. Além das casas atingidas, outras três mil residências ficaram isoladas.

No Centro, o aposentado Ademir Miguel da Silva, 65 anos, acordou assustado às 5h com barulho de água. Levantou da cama e, quando chegou na garagem de casa, viu a água entrando com velocidade. Ele chamou a mulher e os dois passaram o resto da madrugada levantando os móveis. Por sorte, não perderam nada.

Continua depois da publicidade

– Em 10 minutos, a água já estava por toda a casa. Foi um transtorno, mas não é a primeira vez – lamenta ele, morador da Rua Antônio Fagundes Flores.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, do Grupo RBS, em três horas choveu 84 milímetros na cidade ao longo da madrugada – cerca de 35% do normal para todo o mês.

Embora a chuva tenha parado, as notícias não são boas para a cidade. Às 9h estaria prevista uma maré alta que deve fazer com que o volume do rio aumente outro um metro, dobrando o número de pessoas desalojadas. Segundo Coelho, se a previsão se confirmar, outras mil casas serão atingidas pela água ainda na manhã deste sábado.

Continua depois da publicidade