Famílias precisaram sair de casa na noite desta quinta-feira (12) em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, após o rio transbordar na comunidade de Três Barras. Os bombeiros chegaram a cogitar resgatar os cinco moradores com botes, mas como a situação não era segura, decidiram esperar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Rio do Sul e região pelo WhatsApp
Quando o nível da água baixou um pouco, cerca de uma hora e meia depois do chamado, os socorristas acessaram as residências por um caminho alternativo, indicado por um morador local. Todos foram levados para locais seguros.
As famílias contaram aos militares que o volume do rio subiu rapidamente e, em questão de 15 minutos, as casas já tinham sido inundadas. Era pouco depois das 21h. Imagens mostram a estrada tomada pela água em meio à escuridão.
Em um dos imóveis estava um casal com uma criança pequena de colo. No outro, marido e mulher. Ninguém se feriu. Os bombeiros repassaram as informações dos cinco moradores para o serviço social da prefeitura de Ituporanga prestar auxílio.
Continua depois da publicidade
Uma moradora relata, em vídeo compartilhado nas redes sociais, como ficou o cenário. Como é noite e não há iluminação, só se percebe o nível do rio quando dá um relâmpago e clareia o local.
Barro eleva turbidez da água e afeta abastecimento para 15 mil pessoas no Alto Vale
URGENTE – A situação é delicada na comunidade de Três Barras, em Ituporanga/SC.
— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) January 13, 2023
Segundo informações que nossa equipe recebeu, chuva intensa em minutos provocou uma enxurrada na região, destruindo o pouco que os moradores tinham em suas residências.
📽 via WhatsApp pic.twitter.com/Gl7K4R1SKX
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Ituporanga, Ana Paula Mendonça, houve uma chuva muito localizada na região de Três Barras, que acabou elevando o nível das águas no Rio Itajaí do Sul. Ela conta que na manhã desta sexta-feira (13) visita as comunidades atingidas para fazer um levantamento dos estragos. Ao menos três pontes já se sabe que foram levadas pela força da água.
Leia mais
VÍDEO: sacadas de prédio desabam em Balneário Camboriú
Famílias atingidas por temporal em Brusque podem sacar FGTS; veja como