A cidade de Tubarão, no Sul do Estado, sofre com alagamentos generalizados em função das chuvas deste fim de semana. O Rio Tubarão chegou à marca de 5,68 metros às 16h deste sábado (7), nível considerado como de emergência. Com esse volume de água, o rio chegou a transbordar e sair da calha nos pontos mais baixos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Defesa Civil do município, há alagamentos registrados em bairros como Km 60, São João, Bom Pastor, Madre e Sertão das Jararacas, uma comunidade rural do interior. Tubarão tem cinco abrigos já ativados e outros cinco mobilizados para o caso de necessidade. No total, 77 pessoas haviam sido recebidas nesses espaços até as 18h deste sábado.

Uma das principais ocorrências registradas foi a retirada de 19 idosos de uma casa de repouso localizada no bairro Dehon, situada em área suscetível a alagamento. A operação foi feita com apoio de militares do Exército. Os idosos foram levados para o salão paroquial do bairro de São Martinho.

A cidade também mobilizou cerca de 60 pessoas, entre servidores e funcionários de empresas terceirizadas, para auxiliar famílias na retirada de pertences. Mais de 100 animais também foram resgatados e levados à sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat), onde são acompanhados por servidores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Unisul.

Continua depois da publicidade

Rio Tubarão passou de 5,60 metros, o que já provoca alagamentos (Foto: reprodução, redes sociais)
Nível do rio Tubarão às 17h (Foto: Monitorall, reprodução)

Leia também

Alerta máximo da Defesa Civil reforça previsão de muita chuva para SC

Chuva forte provoca estragos e alagamentos em cidades de Santa Catarina neste sábado

VÍDEO: Avenida vira “rio” após temporal atingir Serra de SC