O Rio Taquari, que atravessa a Região dos Vales no Rio Grande do Sul, subiu 6 metros em 24 horas e voltou a ultrapassar a cota de inundação (19 metros) em Estrela, na noite de sábado (11). Essa região é uma das mais atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Durante a parte da manhã, o leito do Rio Taquari havia subido ainda mais, atingindo 21,50 metros, conforme a medição em Lajeado, uma das cidades afetadas. É esperado que o rio permaneça em elevação, podendo alcançar 24 metros.

Afinal, onde fica a Lagoa dos Patos e por que tem esse nome?

Quem são os mortos e desaparecidos pelas chuvas no RS

Continua depois da publicidade

No início do mês, o Serviço Geológico do Brasil registrou durante aferição que o nível do Taquari chegou a 31,2 metros em Estrela e Lajeado, a maior marca da história. O Governo do Rio Grande do Sul A orienta que os moradores de áreas próximas ao rio ou com histórico de inundações deixem a região e busquem abrigo em local seguro.

Mesma região afetada em 2023

A região do Vale do Taquari é a mesma região afetada, em setembro de 2023, por um ciclone seguido de enchentes. Na época, 54 pessoas morreram e quatro ainda seguem desaparecidas. Neste domingo (12), po Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alertas para este para o Estado.

Esses comunicados são referentes a possíveis consequências das fortes chuvas. Elas podem ser hidrológicas, como inundações e alagamentos, ou geológicas, como deslizamentos de terra e desabamentos.

Leia mais

Frente fria do Rio Grande do Sul traz riscos de temporais para SC neste domingo

Maior navio de guerra da América Latina chega à região do RS

Quem são os mortos e desaparecidos pelas chuvas no RS