Blumenau começou esta sexta-feira (17) novamente em situação de enchente. O Rio Itajaí-Açu subiu muito rápido desde as 16h de quinta (16), fazendo com que as primeiras casas já fossem alagadas por volta das 23h. À 1h, o rio passou dos 8 metros pela sexta vez no ano, confirmando mais uma cheia na maior cidade do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Essa é a primeira vez na história que Blumenau registra seis enchentes em um só ano. Até então, o recorde negativo pertencia a 1973, com cinco cheias.
Em menos de um dia, o Itajaí-Açu passou da marca dos 4 metros para os 9,08 metros confirmados às 7h desta sexta-feira. Isso significa que ha pelo menos 22 pontos de ruas alagados na cidade, de acordo com o Protocolo de Cotas da Defesa Civil. São vias localizadas principalmente nas áreas mais baixas da cidade, como o entorno da Rua 1º de Janeiro, como também em pontos da Itoupavazinha e da região central de Blumenau.
Na última leitura, porém, o nível subiu somente 5 centímetros, o que pode indicar estabilização. O pico previsto pela prefeitura é de 9,20 metros.
Continua depois da publicidade
Até as 7h desta sexta-feira, um abrigo já havia sido aberto pela Defesa Civil de Blumenau. É o espaço que fica na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte, primeira área alagada. Na última atualização, havia uma família no local com dois adultos, uma criança e um cachorro.
Chuva forte no Médio e Alto Vale
A enchente confirmada em Blumenau tem como pano de fundo a chuva intensa que atingiu principalmente o Alto Vale do Itajaí na madrugada e manhã desta quinta-feira. Cidades como Vidal Ramos, onde carros foram arrastados pela enxurrada, chegaram a registrar mais de 100 milímetros de precipitação.
Trombudo Central (197 milímetros), Aurora (190 milímetros) e Agrolândia (183 milímetros) foram as com os maiores registros de chuva. Em Taió, duas mortes foram registradas, depois que um carro foi arrastado pela correnteza. Ao todo, segundo o Estado, das 10 cidades com mais precipitação nesta quinta, somente uma — Erval Velho — não está no Alto Vale do Itajaí.
Em Rio do Sul, o prefeito José Thomé chegou a dizer em um vídeo que a chuva foi o dobro da prevista. Por lá, a situação de enchente se confirmou ainda durante a manhã de quinta. Às 7h desta sexta, o Itajaí-Açu na maior cidade do Alto Vale estava em 10,76 metros.
Continua depois da publicidade
Já em Blumenau, os maiores acumulados de chuva ocorreram na Região Sul. A Nova Rússia registrou 56,4 milímetros em 24 horas, enquanto o bairro da Glória teve 44,8 milímetros. A Velha Grande vem na sequência com 44,2 milímetros de precipitação durante o último dia, segundo dados do AlertaBlu.
Situação nas barragens
A barragem de Ituporanga amanheceu esta sexta-feira com uma comporta aberta e quatro fechadas, com 55,3% de ocupação. Já a barragem de Taió tem as sete comportas abertas e 53,9% do limite de capacidade ocupado.