O Rio São João está contaminado devido a um acidente envolvendo um caminhão carregado com produto químico que ocorreu na noite de quarta-feira, 13, na BR-376, km 668, no município de Guaratuba (PR). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Garuva.
Continua depois da publicidade
O produto, Quakerol USI 2.0 PL, utilizado como fluído para laminação a frio, é perigoso e por este motivo, na manhã desta quinta-feira, membros da Defesa Civil Estadual e Municipal, da Prefeitura Municipal de Garuva e do Instituto do Meio Ambiente reuniram-se para verificar os danos causados ao principal rio da cidade.
A Defesa Civil solicitou providências urgentes da empresa no sentido de sinalização de advertência. Em nota, a Arteris Litoral Sul, empresa que administra a rodovia, comunicou, em nota, que, conforme orientação da Defesa Civil, a água do Rio São João entre os municípios de Guaratuba-PR e Garuva-SC não deve ser ingerida, utilizada para banho, pesca ou fins agrícolas.
Equipes da Defesa Civil do Paraná e Santa Catarina, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Arteris Litoral Sul e empresa especializada em emergência ambiental trabalham na avaliação do local, contenção do produto e orientação da população.
O Rio São João já estava interditado pelo Ibama desde abril de 2018, quando outro acidente com vazamento de carga aconteceu no local.
Continua depois da publicidade
O motorista do caminhão que transportava a carga morreu no acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a suspeita é que o veículo tenha apresentado problemas mecânicos.