Desde a manhã desta terça-feira (9), uma empresa contratada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) faz a retirada do óleo encontrado no último sábado (6), em um riacho no Itacorubi, em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Uma contenção também foi instalada no local, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros, para evitar que o produto se espalhe na água e avance para o mangue e para o mar. 

— Estamos providenciando a efetivação da remoção do material, que pode ser contaminante ao meio ambiente, para tentar mitigar e diminuir os impactos no local —, afirma Anderson Ricardo Staub, gerente de fiscalização do órgão estadual.  

Segundo a previsão do IMA, o óleo deve ser totalmente retirado do riacho até o fim desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Contratação emergencial e produto indefinido

A empresa responsável por limpar o riacho onde jacarés foram encontrados mortos foi contratada em caráter emergencial. Por esse motivo, o Estado afirma que ainda não sabe o custo total dos trabalhos de limpeza do local. 

Uma empresa foi contratada para retirar o óleo do rio onde dois jacarés foram encontrados mortos no último fim de semana
A empresa foi contratada pelo IMA, mas o Estado ainda não sabe o custo total do trabalho de limpeza (Foto: Ana Vaz, NSC TV)

Sobre o produto encontrado na água, o Instituto do Meio Ambiente informou que ainda não é possível definir o tipo de óleo presente no riacho, pois é necessária uma análise detalhada para a identificação. 

— São óleos. Vamos analisar a composição. Assim, em se tratando de processo de investigação, temos de aguardar. — relatou a assessoria do órgão.   

Continua depois da publicidade

Análise dos jacarés ainda será finalizada

As carcaças dos jacarés mortos, que foram recolhidas para verificação, ainda não foram totalmente analisadas e permanecem congeladas. Segundo o Instituto de Meio Ambiente, o laudo relacionado aos répteis deve ser emitido nos próximos dias. 

— Estamos finalizando alguns contatos para fazer ainda essa semana a análise da carcaça que está acondicionada em um freezer no nosso CETAS Terrestre, para então poder ser emitido um laudo —, explica a bióloga Ana Cimardi, Gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA.

Leia também

Invasão de jacarés em Tijucas intriga autoridades e motiva investigação

Jacarés se “aglomeram” e chamam atenção em Florianópolis; veja vídeo

Três casos de violência contra a mulher são registrados na Grande Florianópolis em 24h