O décimo episódio da websérie documental Jaraguá do Sul 2026, produzido pelo Escritório de Cinema e lançado nesta terça-feira, traz o rio Itapocu como personagem principal. O filme mostra a Bacia Hidrográfica desde a nascente até chegar a foz, apontando os erros e acertos das cidades para preservar essa riqueza natural.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 12 cidades – que somam mais de um milhão de habitantes – fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, e o diretor do documentário, Gilmar Moretti, convida a população a enxergar as águas. Ele defende que a partir do momento em que as pessoas têm mais contato com as águas, elas vão se preocupar com a preservação e valorizar os recursos hídricos da região. Moretti literalmente coloca os pés na água e faz o mea-culpa por também estar de costas para o rio que passa nos fundos da produtora de cinema
Muitos seguidores da página reagiram ao vídeo e reforçaram as lembranças ligadas ao rio em um passado não tão distante, quando as famílias costumavam tomar banho e pescar. Em 4 horas, a publicação atingiu 200 compartilhamentos e 6 mil visualizações no Facebook.
O projeto
Jaraguá do Sul 2026 é um documentário longa-metragem a ser lançado quando a cidade completar 150 anos. Até lá, o Escritório de Cinema está mapeando temas que refletem diretamente na vida da população, incentivando o debate em torno destes assuntos. Entre os temas abordados estão as áreas de lazer, mobilidade urbana, os túneis e a duplicação da BR-280, a gestão de resíduos sólidos, agricultura, mercado de trabalho, passeios públicos, linha férrea e importância dos rios.
Continua depois da publicidade
Os vídeos são publicados mensalmente na página www.facebook.com/jaraguadosul2026e também no canal do Youtube da produtora Escritório de Cinema www.youtube.com.br/escritoriodecinema.