Diante da forte chuva que atinge o Médio e o Alto Vale desde a noite da última quarta-feira (11), a Defesa Civil de Blumenau indica que o nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a 10,90 metros à meia-noite desta sexta-feira (13).
Continua depois da publicidade
A medição das 23h apontou uma elevação da água de 0,02 centímetros em uma hora, alcançando o nível de 10,74 metros.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A prefeitura emitiu nota recomendando aos moradores que residem em áreas de cota de até 11 metros que retirem os pertences e saiam de casa.
Desde o início do período chuvoso, na última semana, a Defesa Civil de Blumenau atendeu 363 chamados, sendo 26 atendidas de quarta (11) até essa manhã. O abrigo localizado no bairro Itoupava Norte precisou ser reativado para receber a comunidade atingida nesta tarde acolhia 29 pessoas.
Continua depois da publicidade
Também estão abertos os abrigos da Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, número 1.563, e no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, na Rua Pastor Oswald Hesse, 1.701, no bairro Ribeirão Fresco.
Em virtude da chuva e da projeção de elevação do nível do rio, a realização da Oktobefest nesta quinta-feira de feriado foi suspensa. A organização irá avaliar se a suspensão será mantida nos próximos dias.
Transporte coletivo
Linhas suspensas
- 423 (Greshmuehll), suspensa por conta de um queda de barreira que bloqueou a via;
- 302 (variante Hermann Barthel), suspensa por uma queda de barreira que segue bloqueando a via.
- 504 (Araranguá), suspensa por queda de barreira.
- 154 (Variante Arnoldo Hemmer), suspensa por deslizamento na pista.
Linhas com alteração:
- 111 (variante 2 Setembro), completa suas viagens com desvio pela BR- 470 e Rua Pedro Zimmermann por conta de pontos com água na pista após o viaduto da BR no sentido Rua 2 de Setembro.
- 153 (Rua Paulina Wagner), com viagens em desvio pela Rua Alice Ferreira, em ambos os sentidos, por conta de pontos de alagamento.
- Linhas 81, 111 e 808, com desvios pela BR-470, Rua Pedro Zimmermann e Rua Guilherme Scharf por conta do ponto de alagamento na Rua 1º de Janeiro.
- 402 (Morro do Hadlich), com trajeto seguindo apenas até a Rua Gustavo Meier por conta de uma queda de barreiras e árvores próximo ao ponto final.
Continua depois da publicidade
Ruas interditadas
- Arnold Hemmer (barreira na via)
- Rua São Paulo (alagamento)
- Rua Nereu Ramos (alagamento)
- Rua São Valentim (alagamento)
- Almirante Tamandaré (alagamento)
- Paraíba (alagamento)

Leia mais
Oktoberfest Blumenau 2023 será novamente suspensa por conta das chuvas
Comportas das barragens de Taió e Ituporanga voltam a ser fechadas e seguem vertendo