O nível do Itajaí-Açu em Blumenau passou da marca dos 8 metros e a cidade voltou a enfrentar uma enchente às 18h deste sábado (7). Desde as 9h da manhã o rio subiu mais de três metros, saindo da condição de “atenção” para “alerta máximo”, conforme o protocolo da Defesa Civil. Na quarta-feira (4), vale lembrar, o nível chegou à marca de 8,78 metros.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A previsão, conforme atualização das 17h do Sistema de Alerta e Monitoramento de Eventos Extremos (AlertaBlu), é de que o Itajaí-Açu chegue à marca de 10 metros às 22h. A se confirmar essa tendência, seria a maior cheia do rio em Blumenau desde 2015, quando a enchente daquele ano teve pico de 10,03 metros.

Leia também: Veja ao vivo o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau

Ao todo, Blumenau já registrou 214 ocorrências desde a última quarta-feira, sendo 119 deslizamentos, 11 quedas de árvore, três destelhamentos, entre outros. Há, também, 32 pessoas desalojadas (ou seja, na casa de familiares ou amigos) e 65 em abrigos. Há dois abrigos abertos, na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, e na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte.

Continua depois da publicidade

Leia também

Cota de enchente nas ruas de Blumenau; veja a lista completa