A possibilidade de enchente está descartada em Blumenau. No entanto, o nível de outros rios assusta os moradores do Alto Vale, principalmente nos municípios de Rio do Sul e Taió. Somente em Taió, 40 famílias estão desabrigadas e a Defesa Civil trabalha na remoção das pessoas que tiveram as residências atingidas pela cheia do rio Itajaí do Oeste. Em Blumenau, a medição do Rio Itajaí-Açu às 21h apontou 5,79 metros e a previsão é que começe a reduzir durante o próximo turno. Às 18h o Rio Itajaí-Açu estava com 5,61 metros.

Continua depois da publicidade

Em pouco mais de duas semanas, essa é a segunda vez que a cidade vive o risco de enchente. No dia nove de junho, o pico máximo do rio Itajaí-Açu foi de 10,18 metros às 6h. Ao menos 80 ruas foram atingidas pela enchente na cidade. Dessa vez, choveu menos do que o aguardado pelos meteorologistas e o nível do rio também subiu menos do que o esperado. Às 14h desta sexta-feira o nível o Itajaí-Açu estava em 4,69 metros.

Veja também

>>> Defesa Civil de Taió aumenta alerta para nove metros

>>> Cidade de Arvoredo está em alerta após rompimento de barragem

Continua depois da publicidade

>>> Elevação dos rios deixa cidades do Alto Vale do Itajaí em alerta

A grande preocupação do secretário de Defesa do Cidadão, Telmo Duarte, continua sendo o risco de deslizamentos. Duarte alerta que como o solo está encharcado, os moradores devem ficar atentos a qualquer alteração. A reunião que também contou com a presença da meteorologista do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) e de técnicos do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí da Furb (Ceops) acabou por volta das 14h30min.

– A previsão do tempo não é estática. É dinâmica, por isso precisa ser refeita constantemente. Nossa preocupação agora é com o solo encharcado e a possibilidade de escorregamento – alertou Duarte.

Até o inicio da tarde desta sexta-feira já choveu 40 mm em Blumenau e, de acordo com a a meteorologista chefe do Alertablu, Francine Sacco, a previsão é para chover mais 40 mm. Inicialmente, era esperado 90 mm para sexta-feira.

A meteorologista Francine Sacco explica que dois sistemas de baixa pressão ainda atuam na região do Vale do Itajaí. A expectativa é que se forme em breve um ciclone extratropical e desloque-se para o mar no sábado. A partir daí, a tendência é que a instabilidade rume para o Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil de Taió emite alerta de inundação

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Taió emitiu na tarde desta sexta-feira um novo alerta de inundação para as próximas horas na cidade. A orientação é de que a população que reside nas áreas mais baixas, atingidas pela cota de 9m, retire os pertences e deixe as residências. A comunidade que necessitar de caminhões para a retirada de mudanças deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (47) 3562-2402. O abrigo provisório do Salão da Igreja Matriz foi ativado e poderá receber mudanças, se necessário.

Confira os níveis de chuva aguardados entre sexta-feira e domingo:

Médio Vale

– Blumenau – 162 mm

– Brusque – 169 mm

– Gaspar – 157 mm

– Timbó – 154 mm

– Indaial – 149 mm

– Pomerode – 145 mm

– Rio dos Cedros – 142 mm

Alto Vale

– Rio do Sul – 152 mm

– Ibirama – 157 mm

– Ituporanga – 150 mm

– Taió – 154 mm

– José Boiteux – 142 mm

Fonte: Estação Meteorológica do Grupo RBS