O Rio Itajaí-Açu em Blumenau se estabilizou durante a madrugada desta quinta-feira (5) e chegou a registrar nove quedas consecutivas. Na leitura das 11h, o nível estava em 7,99 metros, o que faz com que a cidade saia da situação de enchente. A previsão de que chegasse a 9,50 metros às 5h não se confirmou e o pico ocorreu entre as 2h e 3h, quando ambas as leituras da régua registraram 8,78 metros — 72 centímetros a menos do que inicialmente havia sido projetado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Da metade da manhã desta quarta-feira (4) até as 20h, o Itajaí-Açu teve forte evolução do nível, subindo mais de 6 metros em apenas 11 horas. Isso fez com que Blumenau saísse da situação de normalidade e entrasse em alerta máximo, o que já configura uma enchente na cidade — a última havia sido registrada em maio do ano passado, quando o rio chegou a marcar 9,40 metros no pico.

Até as 11h da manhã desta quinta, o Sistema de Monitoramento de Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu) e Defesa Civil de Blumenau não haviam divulgado uma nova projeção do nível do Itajaí-Açu. A tendência é de que continue em declínio durante todo o dia.

A rápida evolução do rio fez com que moradores de áreas mais baixas tivessem de levantar móveis para evitar prejuízos. Mesmo assim, teve quem não conseguisse salvar tudo, caso da família de Luís Carlos de Souza, que teve ajuda de voluntários para retirar alguns pertences antes de a água invadir o portão onde ele mora. Já Dona Rose, que mora na Rua São Rafael, a primeira inundada, usou a enchente do ano passado como lição e se precaveu.

Continua depois da publicidade