Se a última projeção divulgada pela Defesa Civil de Blumenau se confirmar, o Rio Itajaí-Açu atingirá o maior nível em sete anos. Conforme a previsão, às 20h desta quarta-feira (4) a medição pode chegar a 9,18 metros. A cidade vive uma enchente desde o começo desta tarde, quando o rio superou os 8 metros.
Continua depois da publicidade
Atualização: Às 20h o nível chegou em 9 metros.
> Clique aqui e receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp
As projeções são feitas pelo AlertaBlu em conjunto com o Ceops para auxiliar nas ações da Defesa Civil. Se a situação for confirmada, mais de 20 ruas devem ficar inundadas. Anteriormente, a projeção era de que o rio chegaria a 8,80 metros às 18h. Nesse horário o nível chegou a 8,72 m, bem próximo do esperado.
Blumenau registrou outras enchentes em 2017, mas, à época, o nível chegou a 8,71 metros. A medição das 18h desta quarta-feira já indicava 8,72 metros, superando o último fenômeno. Em 2015, o nível chegou em 10,03 metros, conforme dados do AlertaBlu.
Continua depois da publicidade
Acionamentos
Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199 da Defesa Civil. O município reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados.
A Defesa Civil registrou 78 ocorrências por conta das chuvas desde terça (3), entre elas 49 deslizamentos e 11 quedas de árvores.
Abrigos
Ainda não há registro de demandas por abrigos na cidade, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade.
Linhas de ônibus afetadas
Por conta dos pontos de alagamento na Rua 1º de Janeiro, três linhas tiveram alterações:
– Linha 81 – Gustavo Zimmermann: segue com desvio pelo Posto Zandona (RG), no sentido Itoupava Central/Aterro;
– Linha 111 – Santa Clara: itinerário em estudo;
– Linha 802 – Salão Carolina: segue somente até a rua Wilhelm Knaesel Sênior, na altura do nº 1.045.
Além disso, as ruas Hermann Barthel, no bairro Velha, e Júlio Michel também ficam com o trânsito e o serviço de transporte coletivo interrompidos por conta de quedas de árvores. A Linha 607 – Nova Esperança tem o itinerário alterado pela rua Gustavo Luders, a rua da Coca.
Leia também
> Tudo o que você precisa saber sobre o Festival Brasileiro da Cerveja 2022
Continua depois da publicidade
> Furb vota extinção do Ceops de Blumenau e acordo com Alertablu
> Rio Itajaí-Açu em Blumenau inunda parte das obras da Prainha