O nível do Rio Itajaí-Açu deve chegar ao pico de 6,20 metros em Blumenau às 20h desta quinta-feira (17). É isso que aponta uma previsão feita por especialistas do Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops), da Furb, e que leva em conta o volume de chuvas que caiu no Médio e Alto Vale do Itajaí nas últimas 24 horas. A se confirmar, a cidade entraria em situação de alerta, conforme protocolo da Defesa Civil, mas sem condição para enchentes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A partir das 20h, conforme o Ceops, a tendência é de que o nível do Itajaí-Açu entre em declínio lento, porém constante. Como a água da chuva que caiu no Alto Vale demora cerca de um dia para chegar a Blumenau, a régua deve se manter acima de 5 metros durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (18). Mesmo assim, de acordo com o órgão ligado à Furb, não há condição para que o rio atinja o nível de 7,4 metros, suficiente para configurar uma enchente de pequenas proporções.

Até a manhã desta quinta, todas as cinco comportas da Barragem de Ituporanga e as sete comportas da Barragem de Taió estavam fechadas, para evitar o aumento no nível dos rios a jusante — ou seja, abaixo das estruturas. A Barragem de José Boiteux, porém, está com todas as comportas abertas por conta de um impasse histórico na região que envolve, também, a comunidade indígena. Por lá, caso necessário, seria preciso usar uma estrutura hidráulica para fechar a passagem das águas, já que não há manutenção no local há pelo menos três anos.

Previsão de “condição de tempo severa” em Blumenau

Blumenau está em alerta para chuvas intensas nos próximos três dias e “condição de tempo severa devido à atuação de diversos sistemas meteorológicos”. O comunicado foi feito pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos da cidade, o AlertaBlu, após a enxurrada que deixou mortos e desaparecidos no Alto Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Tragédia em Presidente Getúlio

As chuvas torrenciais que caíram no Alto Vale — e impactam no nível dos rios da bacia do Itajaí-Açu — causaram mortes e destruição. Até as 15h40min desta quinta-feira (17), a Defesa Civil do Estado havia confirmado sete mortes — seis em Presidente Getúlio, cidade mais atingida pela enxurrada, e uma em Ibirama.