Devido às chuvas registradas em Blumenau entre a noite de sexta-feira e manhã de sábado, a expectativa do nível do rio Itajaí-Açu foi elevada para sete metros às 17h. Durante a noite de sexta-feira, a ideia era que os níveis não excedessem seis metros. Ao meio dia deste sábado, o nível bateu 6,54 metros. Nenhuma região de Blumenau está alagada, nem foram registrados deslizamentos. A situação mais preocupante é no Alto Vale: em Taió e Rio do Sul, dezenas de famílias tiveram de deixar suas casas.
Continua depois da publicidade
No entanto, a situação não preocupa o secretário de Defesa do Cidadão, Telmo Duarte. Ele explica que a chuva de sexta acabou elevando o nível do rio, que amanheceu em 6,30 metros.
– Trabalhamos com a previsão de chuva fraca durante o dia. O rio já está começando a buscar a estabilidade – explicou.
Veja também
>>>Taió mantém previsão de nove metros para cheia do rio
Continua depois da publicidade
>>> Rio do Sul aumenta previsão de elevação do nível do rio Itajaí-Açu para dez metros
>>> Rodovias estaduais estão bloqueadas em quatro pontos em Rio do Sul e Taió
>>>Escola em Rodeio é destelhada enquanto alunos estudavam informática
De acordo com o Alertablu, áreas de instabilidade associadas à formação de um ciclone extratropical entre o norte do Rio Grande do Sul e sul catarinense mantêm o tempo instável com chuva em Blumenau. Pode ocorrer pancadas com trovoadas no período da tarde deste sábado. A previsão é de 35mm em média para o município. No domingo, o tempo deve melhorar.