Na medição das 13h desta terça-feira o rio Itajaí-Açu chegou aos 6,32 metros, segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops). As águas do rio começaram a descer na manhã desta segunda-feira. Após passar a madrugada de segunda com os níveis em subida, a tendência é que as águas estabilizem-se ao longo desta terça-feira. O pico da manhã foi registrado às 6h de segunda-feira, com 10,18 metros.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, às 18h, uma das comportas da barragem José Boiteux foi aberta e as águas devem chegar a Blumenau por volta do meio-dia desta terça. Por conta disso, o nível do rio Itajaí-Açu deve baixar um pouco menos, mas a tendência é a normalidade garante o Ceops. Outra comporta da Barragem Norte será abera nesta terça-feira por volta das 10h.

O nível não atingiu a previsão inicial de 10,25 metros às 6h desta segunda-feira em Blumenau. O coordenador do Ceops, Hélio dos Santos Silva, antecipa que os níveis do rio devem flutuar durante a manhã desta segunda-feira para somente após, começarem a baixar. Portanto, é considerado normal se as águas subirem alguns centímetros nas próximas horas.

Ao menos 80 ruas de Blumenau foram atingidas pela enchente quando o rio Itajaí-Açu chega aos 10 metros. A planilha de cotas de enchente da prefeitura indica que 121 pontos da cidade são alagados quando o rio chega a 10 metros. Na manhã desta segunda-feira, ruas como 7 de Setembro, São Paulo e Antônio da Veiga permaneciam interditadas em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Veja também

>> Clique aqui para conferir a lista de cotas de enchente para todas as ruas de Blumenau.

>> Clique aqui para conferir as medições dos principais rios do Vale

>> Mais de 20 bairros amanhecem sem água em Blumenau

Quando o Itajaí-Açu chega a 10 metros, 80 ruas são alagadas. Várias delas já tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso pela Celesc por precaução. Quando o Itajaí-Açu chega aos 7,4 metros, as ruas da cidade começam a ser alagadas nos bairros Itoupava Norte, Fidélis e Fortaleza.

A Prefeitura Municipal de Blumenau informa que foram ativados onze abrigos neste domingo na cidade. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199. Além disso, o Sintraseb liberou os servidores municipais grevistas para que possam voltar a seus postos de trabalho e auxiliar a comunidade no momento de crise.

Confira a galeria de fotos das cidades atingidas pela cheia: