Na medição das 2h desta segunda-feira o rio Itajaí-Açu chegou aos 9,96 metros segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops). Houve um aumento de 10 centímetros em relação à última hora.

Continua depois da publicidade

O rio deve chegar a 10,35 metros às 4h desta segunda-feira em Blumenau, de acordo com a nova previsão do Ceops anunciada na noite deste domingo. A tendência é que o rio permaneça estável até as 6h e depois comece a diminuir.

>> Clique aqui para conferir a lista de cotas de enchente para todas as ruas de Blumenau.

Quando o Itajaí-Açu chega a 10 metros, 80 ruas são alagadas. Várias delas já tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso pela Celesc por precaução. Quando o Itajaí-Açu chega aos 7,4 metros, as ruas da cidade começam a ser alagadas nos bairros Itoupava Norte, Fidélis e Fortaleza.

Continua depois da publicidade

Ao passar dos 8,35 metros ruas como a Max Aldemann, na Fortaleza, Roberto Bruch, na Itoupavazinha e Europa, no bairro do Salto, começam a ser atingidas pelos alagamentos.

Perto dos 9 metros, ruas Corumbá e Tefé, do Ribeirão Fresco, Johann Lafin na Vila Nova, Alwin Schrader e Emílio Kock, no Centro, começam a ser afetadas. Aos 10 metros, ruas da Vila Nova, Victor Konder, Centro, Velha, Garcia e Jardim Blumenau passam a alagar.

>> Clique aqui para conferir as medições dos principais rios do Vale <<

Continua depois da publicidade

A Prefeitura Municipal de Blumenau informa que foram ativados nove abrigos neste domingo na cidade. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.