O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau atingiu a marca de 6,03 metros às 12h desta quinta-feira (21). Com isso, a cidade entra oficialmente em estado de alerta, conforme protocolo da Defesa Civil. A previsão, de acordo o Ceops da Furb — órgão que monitora a situação da bacia — é de que o índice chegue a 7,5 metros às 21h. A medição às 15h indicou 6,47 metros.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa.
> Alagamentos, deslizamentos e enchentes: chuva deixa Blumenau e região em alerta
Por conta das chuvas intensas que caem na região do Médio Vale do Itajaí desde o último domingo, o nível do Itajaí-Açu em Blumenau vem aumentando de forma constante. Com a nova marca registrada ao meio-dia desta quinta, já são três metros a mais em relação ao mesmo horário do dia anterior. Nos registros, o AlertaBlu soma 25 horas consecutivas com o Itajaí-Açu em elevação.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com dados do AlertaBlu, quatro regiões da cidade estão com risco “alto” para deslizamentos, o que motiva atenção dos moradores: Garcia, Itoupavas/Badenfurt, Velha/Vila Nova e Vila Itoupava. Apenas as regiões Central e da Fortaleza estão no risco “médio” para escorregamentos.
Rio Itajaí-Açú atinge a marca de 6,33 metros às 14h desta quinta-feira (21), em Blumenau. A cidade está em situação de alerta para enchentes. Confira a cobertura completa em https://t.co/LYMOdiN7SN
— Santa (@santacombr) January 21, 2021
Imagens: Tiberê Lanzarini pic.twitter.com/6iUTBymuxy
Nível do Rio Itajai-Açu em Blumenau
0h – 5,05 metros
3h – 5,25 metros
6h – 5,41 metros
9h – 5,56 metros
12h – 6,03 metros
13h – 6,16 metros
14h – 6,33 metros
15h – 6,47 metros
> Cotas de enchente nas ruas de Blumenau
Enchentes em Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo
Apesar de Blumenau ter entrado em estado de alerta por conta da chuva intensa apenar ao meio-dia desta quinta-feira (21), outros municípios do Médio Vale já estão em situação de enchente. É o caso de Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novos. Nessas cidades já há alagamentos, casas atingidas e pessoas desabrigadas. Confira.
Continua depois da publicidade