Um novo decreto no Rio Grande do Sul alterou medidas de combate ao coronavírus e permitiu a volta às aulas de forma presencial. Os novos regramentos passaram a valer a partir da 0h desta quarta-feira (28) e seguem em vigor até o dia 10 de maio. Com a mudança, todo o estado gaúcho deixou a bandeira preta — a mais alta na classificação estadual — e passou a para a vermelha.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O novo protocolo de volta às aulas tem como regra geral o ensino híbrido, com atividades presenciais e on-line. Os pais podem optar por manter os filhos em casa ou mandar para a escola. Nas salas de aula é necessário distanciamento de 1,50 metro entre as classes e dos alunos com o professor. A regra é aplicada às turmas do Ensino Infantil ao Ensino Superior.
A decisão ocorre em meio a uma disputa judicial entre o governo do Rio do Sul e o Judiciário. Na segunda-feira (26), a Justiça manteve a liminar que proibia a retomada das atividades em sala de aula na bandeira preta. O governador Eduardo Leite (PSDB) precisou então alterar o modelo de Distanciamento Controlado em vigor até então.
Com a mudança para a bandeira vermelha, o modelo de cogestão foi suspenso temporariamente. Além disso, foram anunciadas mudanças na capacidade de atendimento do comércio, serviços e indústria.
Continua depois da publicidade
O Rio Grande do Sul resgistrou 956.030 casos e 24.458 óbitos pelo coronavírus; A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 85,6% na terça-feira (27). Os dados são da Secretaria de Saúde do RS.
Leia mais:
Moradora de Florianópolis transferida para tratamento de Covid-19 morre no RS
Casal de idosos pedala quase 100 quilômetros para visitar os filhos em Gaspar; veja vídeo
Quem é o Grupo Soma, gigante do varejo de moda que comprou a Cia. Hering