A Secretaria Estadual da Saúde (SES) deve confirmar, nesta terça-feira, a segunda morte por dengue na história do Rio Grande do Sul. O caso envolve uma mulher de 53 anos que morreu no dia 19 de abril em Panambi. As informações são da Rádio Gaúcha.

Continua depois da publicidade

Sete Estados brasileiros têm epidemia de dengue

São Paulo bate recorde de mortes por dengue

EUA emitem alerta para turista sobre risco de contrair dengue no Brasil

Continua depois da publicidade

De acordo com Coordenadoria da Divisão de Vigilância Epidemiológica, o exame sanguíneo deu positivo para a doença, e um relatório que será divulgado a tarde pela secretaria deverá confirmar a morte em razão da doença.

Segundo a unidade, a doença foi contraída dentro do Rio Grande do Sul. Caso confirmada, será a segunda morte por dengue no Estado. A primeira foi em Santo Ângelo no final de março deste ano.

Somente em 2015 já foram confirmados 552 casos da doença no Rio Grande do Sul, conforme o último balanço divulgado pela secretaria, no dia 28 de abril.

Continua depois da publicidade

Foi montada uma força-tarefa para melhorar sensivelmente as medidas de combate à dengue na região Norte, procurando diminuir os riscos para o desenvolvimento das larvas do inseto e, consequentemente, os casos da doença.

Segundo o a vigilância em saúde estadual, alguns cuidados simples podem ser tomados por todos nas residências e pátios para evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz.

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo

– Guardar pneus sob abrigos

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

– Manter lixeiras fechadas

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro

Com aumento de 240% em 2015, dengue avança em todo o Brasil

Leia mais notícias do dia

* Rádio Gaúcha