O governo do Rio Grande do Sul confirmou neste sábado (16) o primeiro caso da variante deltacron da Covid-19 no Brasil. A amostra é de uma paciente de Cruz Alta, no Noroeste do Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As informações são do g1 RS.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A deltacron é a recombinação entre as variantes de preocupação Delta e Ômicron. Apesar disso, ela não é uma nova cepa.
Segundo a pasta, a amostra foi coletada em 11 de fevereiro e sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A equipe da Vigilância Estadul e Municipal, no entanto, não identificou possíveis contatos da paciente, que também não tinha histórico de viagem.
— Seguimos monitorando, pois não é possível afirmar se esta combinação é mais transmissível ou os efeitos causados, mas é importante reforçar a importância de hábitos de higienização das mãos e, em caso de sintomas, utilizar máscaras — alerta a diretora do CEVS, Cynthia Molina Bastos.
Continua depois da publicidade
Desde o início da pandemia o Rio Grande do Sul já confirmou 2.308.860 casos da Covid-19. Neste sábado (16) ao menos 9.552 pessoas ainda estavam em tratamento do vírus. Já em relação as mortes, são 39.205 vítimas. A taxa de letalidade é de 1,7%.
Leia também:
Ministério da Saúde confirma primeiro caso de subvariante da Ômicron no país
Duas novas subvariantes da Ômicron são monitoradas pela OMS
Reforço vacinal contra Covid reestabelece nível de imunidade, mostra Fiocruz