O Rio do Braz, em Florianópolis, foi “engolido” pela vegetação. Quem passa pelo local não consegue ver a água. Conforme especialistas, a grande quantidade de plantas diminui a quantidade de oxigênio para outras espécies e alerta para a poluição. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O rio fica no bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Conforme especialistas ouvidos pelo g1, a grande quantidade de vegetação mostra descontrole ambiental, principalmente, pela poluição da água.
— O rio do Braz na verdade hoje virou uma lagoa de estabilização. Essa grande concentração de plantas mostra que o rio pede socorro. O rio quer respirar — afirmou ao g1 o engenheiro químico e presidente do Instituto SOS Rio do Brás, José Luiz Sardá. A organização foi criada para tentar salvar o rio.
O professor de Ecologia e Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Paulo Horta explica que a situação não é normal.
Continua depois da publicidade
— Em um rio que está equilibrado, que não tem problema de poluição, as macrófitas são super importantes para manter o ambiente harmônico, para manter a produção do oxigênio. Junto com o plâncton, elas são fundamentais — afirmou.
Próximo ao Rio do Braz existe uma estação de tratamento da Casan. O resultado do esgoto tratado, chamado de efluente, vai parar na água. Para os moradores, este seria um dos problemas.
Em nota conjunta, a Prefeitura de Florianópolis e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informaram que possuem um projeto de revitalização para o Rio do Braz e que está em fase de licenciamento ambiental. E que a limpeza do rio é feita a cada seis meses pela prefeitura, a última foi no começo do ano.
Leia também
Homem acha corpo de irmão em córrego e acaba preso em São José
Homem encontra cobra venenosa no meio da sala de casa em Florianópolis
Homem encontra cobra venenosa no meio da sala de casa em Florianópolis