O município de Rio dos Cedros, localizado na região de Blumenau, completa, neste domingo (19), 60 anos de emancipação. Passadas seis décadas desde que passou a ser considerada independente, a cidade se fortalece com um dos principais pólos turísticos do Vale Europeu de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Desmembrado oficialmente de Timbó no dia 19 de dezembro de 1961, o município voltou a ter seu nome de origem, Rio dos Cedros, instalado no dia 28 de dezembro do mesmo ano.

História

Os primeiros imigrantes italianos chegaram à região em 1875. Estes imigrantes, apesar de enfrentarem dificuldades, construíram escolas e igrejas, entre outras edificações, visando, principalmente, facilitar o acesso dos filhos à educação e à cultura.

Até o ano de 1916, era pertencente à cidade de Blumenau, quando foi elevado à categoria de Distrito, recebendo o nome de Encruzilhada. Em 1934, passou a ser Distrito de Timbó, e recebeu o nome de Arrozeira.

A emancipação aconteceu no dia 19 de dezembro de 1961, através da Lei Estadual 793. Tornando-se município, recebeu o nome de Rio dos Cedros.

Continua depois da publicidade

Hoje, a cidade de Rio do Cedros é denominada de Fonte Cultural do Vale devido à grande contribuição prestada aos centros culturais do Estado e do País.

Construção da Antiga Ponte Coberta
Construção da Antiga Ponte Coberta (Foto: Divulgação)

Força turística

Com pouco mais de 12 mil habitantes, Rio dos Cedros é uma das cidades mais visitadas durante o ano na região do Vale Europeu. O município conta com belas paisagens e fica em localização estratégica – entre o vale e a serra catarinense.

A Região dos Lagos, onde se encontram a barragem do Rio Bonito e a do Rio Pinhal, é um dos locais mais procurados da cidade, por moradores e visitantes. Outro fator que atrai turistas é o floreio das hortênsias, que acontece entre os meses de novembro e fevereiro e colore as ruas e jardins da cidade.

Além das belezas naturais, Rio dos Cedros se destaca também pela culinária colonial e pelo artesanato. A grande oferta de pousadas típicas da região também são um atrativo.

Continua depois da publicidade

Para manter a cultura e as tradições, a cidade realiza a Festa Trentina, que recebe visitantes de todas as regiões, oferecendo durante os dias do evento shows folclóricos, desfile típico e a maravilhosa culinária Italiana. O evento tem como objetivo cultivar a tradição dos imigrantes vindos de Trento, região localizada do norte da Itália que colonizaram o município.

Represenha Pinhal - Alto Cedros.
Represenha Pinhal – Alto Cedros. (Foto: Marlene Lauterjung)
Represa Rio Bonito - Palmeiras.
Represa Rio Bonito – Palmeiras. (Foto: Divulgação)
Foto de 1916 da Capela das Dores.
Foto de 1916 da Capela das Dores. (Foto: Zonadir Patrício)

Para saber mais sobre o município, clique aqui.

Leia também

Destino mais lembrado em 2021, Florianópolis se prepara para a temporada

Descubra a praia que combina natureza, história e aventura em SC