Não foi sem suor ou sede de vitória que as meninas da equipe de vôlei de Rio do Sul (Equibrasil/FMD) se despediram do sonho de chegar às semifinais da Superliga terça-feira à noite. Marcada por jogadas rápidas e placar equilibrado na maior parte do tempo, a partida contra o Camponesa/Minas-MG foi acirrada e acabou com final feliz para o elenco mineiro, que venceu a partida por 3 sets a 0 (parciais de 25/20, 25/21 e 25/14), fechou o playoff em 2 a 0 e garantiu lugar entre os quatro melhores da competição.
Continua depois da publicidade
Mas é preciso destacar a campanha das rio-sulenses, em especial diante da própria torcida: em 11 partidas, foram derrotadas apenas duas vezes. Em meio a lágrimas, deixaram a quadra de cabeça erguida e sob aplausos dos torcedores, que mais uma vez lotaram o ginásio.
As meninas adentraram o caldeirão Artenir Werner com vontade de fazer bonito. Apesar da pressão causada pela derrota no primeiro jogo no último sábado, em Belo Horizonte, nos primeiros minutos de jogo a equipe catarinense mostrou trabalho. Contou com o apoio incondicional das arquibancadas, onde a torcida novamente se provou fiel até o apito final. De ponto em ponto, os fãs da equipe reforçaram a confiança das jogadoras com aplausos e gritos de incentivo. “Eu acredito!”, bradava o torcedor antes mesmo do primeiro saque.
A equipe de Rio do Sul abriu o placar de cara, mas não demorou para o Minas empatar. O primeiro set foi equilibrado, recheado de rallys e lances certeiros – atestando o apetite de ambos os lados pela vitória. Explorando principalmente o bloqueio do time adversário, as rio-sulenses suaram a camisa na tentativa de chegar ao fim do embate com vantagem. Não deu. As mineiras fecharam o set com 25 a 20, com destaque para a atuação consistente de Carla.
O time do Alto Vale voltou para o segundo set com gana de recuperação e até conseguiu se manter à frente no início, mas após uma série de bolas fora e bloqueios mal executados da equipe rio-sulense o Minas abriu frente no placar e conquistou o segundo set por 25 a 21.
Continua depois da publicidade
A despedida da Superliga veio no terceiro set, quando o Rio do Sul se deixou tomar pelo desespero e erraram em demasiado. As adversárias chegaram a abrir 10 pontos de vantagem. As meninas da casa até tentaram, mas não conseguiram reagir e a equipe do Minas fechou o set em 25 a 14.
Time e torcida do Alto Vale trocaram aplausos e lágrimas ao final da partida, em reconhecimento pela grande campanha. Ao torcedor rio-sulense, apaixonado custe o que custar, restou ir para casa com a certeza do dever cumprido, com o time da cidade entre os oito melhores do país. Agora resta saber se o projeto terá continuidade na próxima temporada para que o sonho de dar mais um passo nessa caminhada seja concretizado na edição 2016/2017.
Nas semifinais o Minas vai pegar o vencedor do confronto entre Sesi-SP e Dentil/Praia Clube-MG, que está empatado em 1 a 1. O jogo que definirá o classificado será sexta-feira em Uberlândia (MG), em horário a ser definido. Nos outros confrontos, o Rexona/Ades-RJ venceu o Pinheiros-SP por 3 sets a 0 também na terça, fechou a série em 2 a 0 e avançou às semifinais. O time carioca vai enfrentar o rival Nestlé/Osasco-SP, que eliminou o Brasília-DF em dois jogos. O primeiro duelo entre cariocas e paulistas está agendado para a próxima terça-feira, em Osasco (SP).