O grito de campeão ecoou pelo Alto Vale na noite de sexta-feira. Mas não foi a torcida da região que entoou o cântico festivo. Em jogo marcado pelo equilíbrio, as equipes de Rio do Sul e Joinville ficaram no empate em 3 a 3, no Ginásio João Moretti, em Ibirama. Como havia vencido a partida de ida por 5 a 3, no Norte do Estado, os joinvilenses fizeram a festa com a conquista do título da Divisão Especial do Estadual, a elite do futsal catarinense. Mas não foi fácil.

Continua depois da publicidade

Punido com a perda do mando de campo após confusão em uma partida contra Lages, em novembro, os rio-sulenses tiveram que mandar o jogo decisivo em Ibirama. Precisando vencer para forçar a prorrogação, o time mandante iniciou a partida pressionando e não demorou a marcar, com Rafa, aos dois minutos de jogo. O time do Norte, porém, não se deu por abatido e logo buscou o empate, com o experiente pivô Vander Carioca no minuto seguinte.

Como tinha a vantagem do empate, os joinvilenses fizeram aquilo que mais gostam, trataram bem a bola e aproveitaram as falhas do adversário para marcar. E foi assim, com dois minutos para o término da primeira etapa que Dyego ampliou para os visitantes.

Atrás no placar, na volta dos vestiários os rio-sulenses mantiveram o ímpeto ofensivo. Mas descuidaram na defesa e, aos dois minutos da etapa complementar, o matador Vander Carioca aproveitou para ampliar a vantagem joinvilense, marcando o terceiro dos visitantes. O time do Alto Vale não se deu por vencido e seguiu atacando. Aos seis, Ezequiel marcou o segundo gol dos mandantes, esquentando o jogo.

Continua depois da publicidade

Os rio-sulenses apertaram na busca do empate e conseguiram, a 15 segundos do fim, com Willian Constante. Antes do gol de Rio do Sul, os torcedores de Joinville que foram a Ibirama já faziam a festa nas arquibancadas, entoando gritos de campeão. A torcida mandante reconheceu o esforço dos jogadores e gritou o nome da equipe após o apito final.

Com a conquista em Ibirama, os joinvilenses asseguraram o bicampeonato catarinense e terminaram a temporada com quatro troféus: duas copas preparatórias no início da temporada, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e o Estadual.