Rio do Sul iniciou o cadastramento de pessoas atingidas pela enchente deste mês interessadas em sacar o FGTS. Os moradores têm até o dia 31 de outubro para preencher o formulário disponível no site da prefeitura. As informações serão inseridas pelo município no sistema da Caixa para análise e, caso ocorra a aprovação, a liberação pode ser de até R$ 6,2 mil, de acordo com o saldo do trabalhador.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A prefeitura informou que Caixa liberou, inicialmente, o cadastramento e o direito a fazer o saque apenas para o cidadão que comprovadamente foi atingido pela enchente. Isso vale para casa atingida pela água, mas não se enquadra, por exemplo, para quem tem a moradia em um pavimento que não foi inundado, como em apartamentos acima da cota de 11,86 metros — pico da enchente na cidade.

As informações devem ser preenchidas apenas uma vez no formulário disponível pela prefeitura e o morador deve ter atenção especial à questão do endereço. Isso porque o comprovante de residência precisa ser do período de 15 de junho a 13 de outubro deste ano. É importante que esteja no nome de quem for solicitar o saque do FGTS e que seja exatamente igual ao preenchido no formulário.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, disse que está em contato com a Caixa Econômica Federal para tentar a liberação do saque do FGTS a toda a comunidade, e não apenas aos atingidos. Porém, as normas do programa preveem, no momento, a liberação apenas àqueles que comprovarem terem tido a residência inundada.

Continua depois da publicidade

Fotos mostram proporção da enchente em Rio do Sul

Leia mais

Moradores do Alto Vale atingidos por enchente poderão refazer RG em unidade móvel

Rio do Sul sai da situação de enchente após 12 dias com nível da água acima de 7,5 metros