Rio do Sul entrou em situação de enchente na madrugada desta quarta-feira (4). O nível do Itajaí-Açu na maior cidade do Alto Vale passou dos 7 metros à meia-noite e na leitura das 6h atingiu a marca de 8,18 metros. Com tendência de alta desde o início da tarde, o município já havia feito um alerta à população no início da noite para que “se planejasse” para a cheia.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Às 21h de terça-feira (3), vale lembrar, Rio do Sul já havia entrado em condição de emergência, conforme o protocolo de Defesa Civil, depois que o Itajaí-Açu passou dos 6,50 metros. Poucas horas depois, durante a madrugada, o cenário já era de enchente. Nas últimas 48 horas, o nível subiu quase cinco metros e a alta é de cerca de 20 centímetro a cada 60 minutos.

Com o nível do rio em 8,04 metros, ao menos 74 ruas já são afetadas, segundo o relatório de cotas de Rio do Sul. Confira aqui a lista completa. A cidade já abriu também cinco abrigos para dar suporte à população: na Igreja Católica Bela Aliança, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, na Igreja Evangélica Bela Aliança, no Lions Clube e na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A lista completa dos abrigos pode ser acessada neste link.

Continua depois da publicidade

Até a 1h da madrugada sete famílias já haviam sido retiradas de casa por conta da enchente. A reportagem do Santa não conseguiu contato com a Defesa Civil no início da manhã desta quarta-feira para confirmar o número atualizado.

Esta matéria segue em atualização.

Mapa de inundação e abrigos de Rio do Sul

Leia também

Caso de criança indígena espancada em SC vira briga na Justiça por falta de vaga em UTI

Havan capta R$ 550 milhões em primeiro movimento no mercado de capitais

Caiu a lei de Blumenau que proibia postos de combustíveis sem frentistas