As chuvas que castigam Blumenau e região nesta semana impactam também no Alto Vale. Rio do Sul vive a terceira enchente desde o começo de outubro. A cidade, que decretou calamidade pública por conta disso, acumula nestes primeiros dias de novembro quase 95 milímetros de chuva. Taió também está em situação de enchente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Às 15h o rio na maior cidade do Alto Vale estava em 7,95 metros. Por lá, configura uma cheia a partir de 7,5 metros. Com isso, moradores que vivem em ruas cuja cota de enchente é de 10 metros já se preparam para deixar os imóveis.

Algumas ruas alagadas estão interditadas, mas a Defesa Civil não precisou atender nenhuma ocorrência por deslizamentos ou casas inundadas até o momento. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social continua com seis abrigos abertos e recebe as pessoas que precisam sair dos próprios imóveis. Atualmente são 53 famílias e 182 pessoas nos espaços montados.

Esta é a terceira enchente da cidade desde o começo de outubro. Com isso, são 70 enchentes registradas no município desde 1911.

Continua depois da publicidade

Taió volta a sofrer com alagamentos

Depois de passar por uma enchente histórica no último mês, Taió também voltou a registrar inundações nesta sexta. Na última medição desta tarde, o rio estava em 8,39 metros. Com a previsão que atinja os 10 metros, a prefeitura solicitou ajuda de moradores para formar uma força-tarefa e retirar os pertences das casas afetadas nesta cota.

Leia mais

Por que a Justiça Federal mandou demolir luxuoso prédio gigante de Blumenau