O prefeito de Rio do Sul, Garibalbi Antônio Ayroso, o Gariba, deve decretar situação de emergência ainda na tarde deste domingo. Desde sexta-feira, a cidade sofre com as cheias que já atingem 25 bairros. No total, 123 famílias, 465 pessoas, estão nos oito abrigos da cidade.

Continua depois da publicidade

As cinco comportas da barragem de Ituporanga estão abertas enquanto as sete de Taió permanecem fechadas. O nível do rio estabilizou em 9,42 metros desde às 10h desde domingo e a previsão da Defesa Civil é de que ele comece a descer nas próximas 24 horas, mas isto não significa que as pessoas possam retornar para as suas casas. O alerta é para que todos permaneçam onde estão, até que o rio se estabilize por completo.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Rio do Sul, o trabalho de remoção dos moradores de áreas de alagamento iniciou na sexta-feira. Além dos bairros, o Centro também possui pontos de alagamentos. A SC-350, que liga Rio do Sul a Aurora, e a estrada que liga Rio do Sul a Rio do Oeste estão interditadas. Apenas a BR-470 segue com trânsito livre.

Continua depois da publicidade