Moradores de Rio do Sul e Blumenau podem respirar aliviados em relação à possibilidade de enchente, dizem as Defesas Civis municipais. As projeções descartam uma nova cheia nas duas cidades, mas uma preocupação persiste: a de deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Conforme informações da meteorologista Tatiane Martins, da prefeitura de Blumenau, o nível do Itajaí-Açu está subindo cada vez mais lentamente. Na madrugada, a cada hora, a marca na régua era de cerca de 30 centímetros. Nesta manhã, caiu para menos de 20 centímetros.

— O pior da chuva já foi, não devemos ter mais volumes significativos. O rio vai continuar a subir por reflexo de outras bacias, mas não é preocupante — explica. O rio deve atingir 6,3 metros às 15h, projeta o AlertaBlu.

Ciclone causa transtornos no Alto Vale, interdita rodovia e cancela aulas

Continua depois da publicidade

A preocupação mesmo é com os deslizamentos. O solo segue encharcado e a condição é de “atenção” para todos os bairros. Ainda deve chover em Blumenau entre esta quarta e quinta-feira, prevê o AlertaBlu, mas de maneira fraca. Na quinta, os ventos do ciclone devem chegar a 70 quilômetros por hora. A sexta-feira (14) deve ser de sol na região.

A previsão de que a chuva dê trégua é o que fez a Defesa Civil de Rio do Sul concluir que não há risco de enchente para a cidade. O fechamento das comportas das barragens de Ituporanga e de Taió já causa a redução do aumento do nível do rio, evitando ocorrências de inundações.

— Apenas mantemos o alerta e o acompanhamento do nível, e o aviso para que a comunidade que reside em morros fique atenta a sinais que podem indicar rachaduras ou deslizamentos por causa do solo encharcado — pediu Abreu.

O que fazer em caso de deslizamentos

A Defesa Civil é referência para atender a população nesses casos. O órgão possui orientações para cada tipo de crise climática que pode atingir a população. Quando houver risco ou emergências, acione a Defesa Civil no número 199 ou os bombeiros militares no 193.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Ciclone deixa SC em alerta em meio a estragos com chuva e microexplosão