Pela segunda vez no mês de junho a cidade de Rio do Oeste sofre as consequências da enchente que atinge a cidade. A última medição do rio Itajaí do Oeste, feita ao meio-dia, marcou 8,11. Segundo a Defesa Civil o nível já é semelhante ao alcançado na enchente do início do mês de junho. A previsão é de que as águas ainda atinjam a marca de 9,5m neste sábado. O prefeito Humberto Pessatti deve definir durante a tarde se será decretada situação de emergência a cidade. O acesso de Laurentino a Rio do Oeste já está bloqueado. A situação também é preocupante é no Alto Vale: em Taió e Rio do Sul, dezenas de famílias tiveram de deixar suas casas.
Continua depois da publicidade
Um abrigo da prefeitura foi aberto no salão da igreja matriz da cidade e já recebeu 16 famílias, num total de 52 pessoas desabrigadas. A Defesa Civil ainda não tem um levantamento do número de desalojados que se deslocaram para a casa de familiares e amigos. A região do interior de Rio do Oeste está interditada. A passagem pela rua Sete de Setembro, principal via do Centro da cidade, está bloqueada pela água desde às 10 horas da manhã e até o momento a travessia ainda está sendo feita com caminhões e tratores.
Veja também
>>>Taió mantém previsão de nove metros para cheia do rio
>>> Rio do Sul aumenta previsão de elevação do nível do rio Itajaí-Açu para dez metros
Continua depois da publicidade
>>> Rodovias estaduais estão bloqueadas em quatro pontos em Rio do Sul e Taió
>>>Escola em Rodeio é destelhada enquanto alunos estudavam informática
>>>Rio Itajaí-Açu deve atingir sete metros às 17h em Blumenau
Foi assim que a costureira Jaci Jesuíno, 39 anos, saiu de casa na tarde desta sexta-feira, com os dois filhos e toda a mudança, e foi para o abrigo no salão da igreja. É a segunda vez em 15 dias que ela carrega a vida inteira para outro lugar, fugindo das águas.
– Na minha rua eu sou a primeira a sair e a última a voltar. Não tem jeito, quando começa a subir a água tem que sair, aí a gente já nem tem muita coisa boa em casa, né? – conta, enquanto arruma as cobertas dos filhos na casa improvisada em um cantinho perto da porta do abrigo.
Dentro de sua casa a água deve atingir cerca de um metro e meio de altura, calcula.