O acesso à Irineópolis, pela BR-280, foi liberado na manhã desta sexta-feira. A rodovia estava coberta de água desde que as chuvas atingiram as cidades do Planalto Norte no início do mês. De acordo com a Defesa Civil, os rios Iguaçu e Timbó, que cortam a cidade, estão baixando gradativamente. A última medição registrou 8,5 metros de altura. O Iguaçu, que chegou a 8,14 na última segunda-feira, começou a baixar no meio da semana.
Continua depois da publicidade
Em Irineópolis, há 71 famílias entre desabrigados e desalojados. As cheias prejudicaram os moradores das áreas urbana e rural e também afetaram o setor turístico da cidade.
O Rio Iguaçu também afetou Porto União. Lá, pelo menos 6 mil pessoas foram atingidas pela enchente. Pouco mais de 2 mil ficaram desabrigadas.
Em Canoinhas, as águas baixaram quase um metro de quarta até esta sexta-feira. Nesta manhã, o rio Canoinhas registrou 6,7 metros de altura. Pelo menos 2,7 mil pessoas continuam desalojadas e 86 famílias ainda permanecem no abrigo. O município está recebendo donativos do Estado e da União.
Continua depois da publicidade
Porém, apenas colchões, quites de limpeza e água chegaram nesta sexta. As cestas básicas devem chegar apenas na segunda-feira. Por isso, a Prefeitura está procurando uma forma de viabilizar a alimentação durante o final de semana.
:: Veja as orientações da Defesa Civil sobre o que fazer após inundações ::
Em Três Barras, muitas localidades ainda estão cobertas pela água. Os rios baixaram mais alguns centímetros nesta madrugada e chegaram a aproximadamente 7 metros de altura. Pelo menos 300 famílias permanecem em abrigos e mais 200 continuam desalojadas.
A Defesa Civil acredita que boa parte das famílias que estão nos abrigos devem voltar para suas casas nesta sexta-feira. A previsão é que até terça da semana que vem, todos voltem para casa.
Continua depois da publicidade
Em Mafra, o Rio Negro que chegou a 13,62 metros de altura em seu maior pico já está em 6 metros nesta sexta-feira. Até quarta, a Defesa Civil havia contabilizado 500 famílias atingidas pela enchente. Algumas que estavam em abrigo já estão retornando para casa.
Em Rio Negrinho mais dez famílias conseguiram retornar para casa. Apenas 20 permanecem em abrigos da cidade. Como o rio já retornou para o leito, a Defesa Civil trabalha para contabilizar os prejuízos. O centro de donativos foi retirado das escolas e está funcionando no Pavilhão dos Imigrantes, no Centro. A previsão é que os alunos retornem para as salas de aula na segunda-feira. .
Confira imagens dos estragos causados pelas chuvas no Norte de SC: