O rio que corta Taió, no Alto Vale do Itajaí, atingiu a marca histórica de 12,11 metros na manhã desta segunda-feira (9). Segundo a Defesa Civil do município, o nível já superou o registrado na enchente de 2011, quando ocorreu a maior cheia recente da cidade. Equipes dos bombeiros seguem na região atuando para o resgate de pessoas ilhadas por conta da situação causa pelas chuvas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O aumento no nível do rio pegou os moradores de surpresa entre a noite de domingo (8) e a madrugada desta segunda-feira (9). Isto porque a água passou a atingir o segundo piso dos imóveis. O comércio, por exemplo, deve ter prejuízos além do esperado.
— A chuva superou todas as expectativas e as previsões novamente. Nós acabamos sendo pegos de surpresa. Tem muita água do município de Rio do Campo. Nossa barragem está com grande volume de água no momento — disse o prefeito Horst Alexandre Purnhagen em vídeo divulgado nas redes sociais.
Taió prevê enchente “maior do que em 2011” e água já atinge 2º piso das casas
Continua depois da publicidade
Os bombeiros e a Defesa Civil seguem atuando no resgate de pessoas que estão ilhadas. Ao menos 15 especializadas atuam no atendimento de ocorrências extremas. Há expectativa de que novas equipes cheguem ao longo desta segunda-feira no município para atuar na retirada dos moradores das casas. A prefeitura também pediu auxílio ao exército e uma comitiva de Brumadinho está a caminho da cidade.
O município abriu, ainda, um canal para recebimento de doações como itens de higiene pessoal, água, alimentos e colchões. Elas podem ser entregues na APAE da cidade e comunicadas por meio do telefone (47) 99208-6747.
Conforme o último levantamento, cinco abrigos foram montados e 200 pessoas abrigadas. O bairro mais atingindo é o Victor Konder. A via principal, a Rua Cel. Feddersen, também está interditada.
Confira a situação na cidade:
O relatório da Defesa Civil de SC das 17h desse domingo (8) indicou que Taió teve 56 milímetros de chuva em 12 horas. A cidade de Rio do Campo, no entanto, que fica acima de Taió e interfere no nível do rio do município, foi a com maior volume de chuva neste mesmo período, com 100 milímetros de chuva.
Na madrugada de domingo, a barragem Oeste, localizada na cidade, atingiu a capacidade máxima e verteu, o que também contribui para o aumento do nível do rio na cidade.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos estragos em Taió:
Leia também:
SC chega a 131 cidades atingidas pelas chuvas; veja números das cheias no Estado