A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 lançará o slogan da campanha, Viva sua paixão, no Réveillon de 2009, na Praia de Copacabana, projetado na roda gigante montada no Forte de Copacabana. O slogan será projetado na Roda Rio 2016 logo após a contagem regressiva dos 10 últimos segundos de 2008. Também serão mostradas imagens de palavras que reforçam valores da candidatura Rio 2016, como “alegria”, “sonhos” e “amizade”. Para o público, a Roda Rio 2016 começará a funcionar no dia 2 de janeiro, a exatos nove meses do dia 2 de outubro, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Continua depois da publicidade

A Roda Rio 2016 tem 24 gôndolas com capacidade para 144 pessoas (seis por cabine, sendo uma adaptada para pessoas com deficiência). Cada passeio terá duração média de três minutos. Na saída, o visitante encontrará um container idêntico ao que levará os documentos oficiais solicitados pelo COI às cidades candidatas, no qual poderá deixar sua assinatura e escrever mensagens de apoio à cidade.

Na Praça Rio 2016, uma extensa área de lazer, haverá informações sobre o projeto Rio 2016. Diariamente, a partir das 23h, imagens que remetem à candidatura serão projetadas na roda e poderão ser vistas da orla de Copacabana.