Uma denúncia anônima revelou uma rinha de pássaros em Gaspar, no Médio Vale do Itajaí. Quando a polícia chegou ao local no último domingo (6) encontrou 280 canários em péssimas condições presos em gaiolas. Alguns deles apresentavam ferimentos graves e vão precisar de tratamento antes de poderem voltar à natureza.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Durante a operação de resgate dos animais, realizada pela Polícia Ambiental com o apoio da Polícia Militar, 28 pessoas foram autuadas e assinaram termos circunstanciados. Entre elas o dono da propriedade onde ocorria a ação criminosa e também apostadores.
Todos vão responder por maus-tratos aos animais, conforme a Lei 9.605/1998, artigo 32.
De acordo com o comandante Róbson Dias Savitráz, a rinha de pássaros é uma prática antiga, mas pouco comum. É semelhante a rinha de galos, mas neste caso são aves colocadas para “brigar” uma contra a outra. A luta só termina quando uma delas morre ou desiste por não aguentar mais lutar devido aos ferimentos.
Continua depois da publicidade
Para estimular as brigas, são mantidas fêmeas presas no local das “disputas”. Em alguns casos, os pássaros são drogados ou dopados com remédios para aguentar mais tempo.
Os canários recolhidos durante a operação em Gaspar no último fim de semana foram encaminhados para tratamento e posterior soltura no Hospital Escola Veterinária da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Leia também
> Policial quebra vidro de carro para resgatar cadela que agonizava em BC; vídeo
> Cães de raça são resgatados vítimas de maus-tratos em canil clandestino; fotos
> Menino do Alto Vale chora perda de melhor amigo e história causa indignação