O conservador Rick Santorum venceu na terça-feira as eleições primárias republicanas nos Estados sulistas de Mississippi e Alabama, segundo resultados divulgados pelas TVs americanas.
Continua depois da publicidade
Com estas duas vitórias no sul dos Estados Unidos, Santorum impõe uma dura derrota a Mitt Romney, que esperava reforçar nesta terça-feira seu status de favorito para obter a indicação republicana na disputa pela Casa Branca, em novembro próximo.
No Mississippi, após a apuração de 96% dos votos o pré-candidato conservador obtinha 33%, contra 31% para Newt Gingrich e 30% para Mitt Romney, informaram as redes de televisão CNN e Fox. No Alabama, Rick Santorum ganhou com 35% dos votos, contra 30% para Newt Gingrich e 28% para Mitt Romney, segundo CNN, NBC e Fox.
Os 50 delegados do Alabama e os 40 do Mississippi são distribuídos proporcionalmente entre os candidatos. A vitória de Santorum representa um golpe para Romney mas também atinge duramente o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, que protagonizou uma agressiva campanha desde a semana passada nos dois Estados sulistas.
Continua depois da publicidade
Gingrich, que venceu em apenas dois dos 26 Estados onde se realizaram primárias ou “caucus” (assembleias partidárias) desde janeiro, está sob pressão do próprio partido para que abandone a disputa pela candidatura republicana nas presidenciais de novembro e permita que a base conservadora apoie Santorum, um fervoroso católico próximo à Opus Dei.