Sensação da temporada, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) pôs fim à hegemonia da Mercedes e ganhou pela primeira vez na Fórmula-1 no Canadá. A corrida foi uma das mais alucinantes dos últimos anos e a primeira no ano com disputa palmo a palmo pela vitória.

Continua depois da publicidade

Soberanas no ano, as Mercedes sucumbiram por problemas mecânicos. Duelando desde a largada pela liderança do campeonato, Rosberg e Hamilton quase se tocaram na primeira curva. Até que na volta 48, o britânico abandonou. Com caminho livre, o alemão seguia para mais um triunfo.

Mas a incrível Mercedes perdeu potência e Rosberg foi orientado pelo time a levar o carro até o fim. Atrás dele, um supreendente Sergio Pérez (Force India) sustentava o segundo lugar após fazer só uma parada nos boxes, tornando-se a locomotiva de um trem que tinha Ricciardo, Sebastian Vettel (Red Bull) e Felipe Massa (Williams).

A quatro voltas do fim, no entanto, Ricciardo passou Pérez no fim da reta dos boxes e começou a perseguição a Rosberg. O desfecho viria na penúltima passagem, quando o australiano ultrapassou o líder do campeonato e assumiu a ponta.

Continua depois da publicidade

Na abertura da volta final, Vettel pôs de lado e garantiu o terceiro lugar. Massa quis aproveitar o embalo e acabou colidindo com força na traseira de Pérez. Os dois, que corridas espetaculares, abandonaram. Apesar da violência do choque, ninguém se machucou.

Lá na frente, Ricciardo cruzou a bandeirada e triunfou pela primeira vez. Uma vitória merecida para o piloto que vem dando um banho em Vettel, com personalidade e talento. Rosberg cruzou em segundo e abriu 22 pontos para Hamilton, um oceano diante da proximidade dos dois.

Vettel cruzou em terceiro e completou o pódio. Jenson Button (McLaren) herdou a posição de Pérez e Massa, terminando em um ótimo quarto lugar, seguido de Nico Hulkenberg (Force India), Fernando Alonso (Ferrari), Valtteri Bottas (Williams), Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), Kevin Magnussen (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari).

Continua depois da publicidade

O fim do domínio das Mercedes, mesmo que por problemas mecânicos, é um marco na temporada, Enche de motivação as rivais – em especial, a tetracampeã Red Bull. A vantagem ainda é grande, mas o mito da invencibilidade acabou. Resta saber como o time lidará com isso.

E outro ingrediente põe mais pimenta nisso: no dia 22, a Fórmula-1 volta a Áustria, na casa da Red Bull. Promete ser um momento crucial para ver até que ponto a hegemonia tão avassaladora poderá se confirmar sem dificuldades mecânicas ou se, de fato, o castelo começou a ruir.

Resultado do GP do Canadá:

1º – Ricciardo (Red Bull)

2º – Rosberg (Mercedes)

3º – Vettel (Red Bull)

4º – Button (McLaren)

5º – Hulkenberg (Force India)

6º – Alonso (Ferrari)

7º – Bottas (Williams)

8º – Vergne (Toro Rosso)

9º – Magnussen (McLaren)

10º – Raikkonen (Ferrari)

Próxima corrida: dia 22, na Áustria