Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, no fim da noite de terça-feira (27). Conforme boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (28), o ministro ingressou na instituição com "mal-estar". Seu quadro clínico é considerado estável.
Continua depois da publicidade
Conforme a nota assinada pelo diretor-técnico de Saúde do HFA, contra-almirante Nestor Francisco Miranda Júnior, Salles "encontrava-se assintomático", mas "a equipe assistente optou pela internação hospitalar para realização de exames de rotina". Ainda segundo o texto, a situação do titular do Meio Ambiente "evoluiu durante o período noturno sem intercorrências clínicas".
O ministro de 44 anos participaria, às 9h, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Águas Jurisdicionais Brasileiras no Gabinete do Comandante da Marinha. Pela manhã, Bolsonaro disse que não sabia da internação e foi informado pelos veículos de imprensa durante encontro com o presidente do Chile, Sebastián Piñera:
— Ele está bastante jovem, né!? Mas ele não está nessa pilha de nervos. Nós estamos muito bem, estamos conversando e é uma pessoa excepcional.
Salles é ministro do Meio Ambiente desde o início do governo Bolsonaro. Antes, ocupou a secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (2016 a 2017) e foi secretário particular do então governador Geraldo Alckmin (2013 a 2014). É filiado ao Novo e fundador do Movimento Endireita Brasil (MEB).
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, Salles tem as atenções voltadas para si devido às queimadas na Amazônia e as polêmicas que seguiram a questão ambiental, como declarações do presidente Jair Bolsonaro e a repercussão internacional.