Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (19). 

Continua depois da publicidade

Outros nomes ligados à pasta também estão no foco da ação que apura crimes contra a administração pública relacionados à extração ilegal de madeira para os Estados Unidos e Europa. O trabalho foi denominado “Operação Akuanduba”. Ao todo, 160 agentes cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo e Pará.

> Receba notícias de SC por WhatsApp

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também é alvo da operação. Houve o pedido de afastamento dele da função.

Todos os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Foram determinados, ainda, segundo o G1, os afastamentos de 10 agentes públicos que ocupavam cargos de confiança em órgãos do governo federal.

Continua depois da publicidade

Conforme o comentarista da GloboNews, Octávio Guedes, houve quebra do sigilo bancário e fiscal de Salles e de outros servidores públicos. 

As investigações ocorrem há quatro meses e foram motivadas por alertar de instituições internacionais que apuraram possíveis “desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”.

Notícia em atualização.