O ciclista Ricardo Pscheidt, de 32 anos, voltou a representar o Estado no pódio do 24º Tour de Santa Catarina. Atleta de Joinville, Pscheidt foi o terceiro colocado na quarta e penúltima etapa da competição, realizada na manhã deste sábado, com 84,8 quilômetros entre Urubici e Bom Jardim da Serra.
Continua depois da publicidade
O vencedor da etapa foi Otavio Bulgareli, de São José dos Campos (SP), que agora está apenas dois segundos atrás do líder Murilo Afonso, da Cascavel, que chegou atrás do catarinense neste sábado.
Pscheidt já havia conquistado o quarto lugar na terceira etapa, disputada na sexta-feira, entre Rio do Sul e Urubici, e é o único catarinense a subir ao pódio desde o início da competição. Neste sábado, ele repetiu o feito até então inédito neste ano.
Natural de São Bento do Sul, Pscheidt disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) por Joinville nas modalidades de ciclismo e mountain bike, sua especialidade. Na categoria cross country, foi campeão dos Jasc por seis anos consecutivos, de 2006 a 2011. E no Tour de SC, é tetracampeão na versão mountain bike.
Continua depois da publicidade
Neste ano, disputa a prova como treinamento para a sua modalidade principal, o mountain bike (MTB), já que usa bicicleta de speed (velocidade) em seus treinos diários.
– Sempre que tenho uma brecha no mountain bike, participo de alguma corrida – conta.
O invejável currículo de Pscheidt contém ainda o status de tricampeão e atual vice-brasileiro de Cross Country, além de quatro vice-campeonatos na categoria Marathon. Em 2008 e 2012, foi o segundo colocado na seletiva nacional para a Olimpíada, e só não foi para Pequim, na China, e Londres, na Inglaterra, porque o Brasil dispõe de apenas uma vaga para as competições de Cross Country nos Jogos.
Participações em Pan, Sul-Americanos, Copas do Mundo e Mundiais também integram o portfólio do atleta catarinense. A última competição internacional da qual participou foi há duas semanas, em Tucumán, na Argentina, onde terminou na quinta posição.
Continua depois da publicidade
Quanto à Rio 2016, Pscheidt sabe que é difícil chegar, pois existem atletas mais novos e tão talentosos quanto ele. Porém, mantém a esperança de disputar a tão cobiçada competição pela primeira vez.
– É difícil, mas estou trabalhando para isso. Atualmente existem uns seis atletas muito bons no país disputando essa vaga no Rio.
Quanto ao sucesso do ciclismo brasileiro no Jogos, Pscheidt é um tanto pessimista. Ele admite que o nível mundial, especialmente dos europeus, é bem superior, e que as chances de medalhas são pequenas.
Continua depois da publicidade
– Tenho os pés no chão, e não creio em bons resultados.
TOUR DE SC CHEGA À ÚLTIMA ETAPA
O 24 Tour de Santa Catarina chega à quinta e última etapa neste domingo, com 45,6 quilômetros entre Orleans e Bom Jardim da Serra, incluindo a subida da Serra do Rio do Rastro. A largada está marcada para 10h e a chegada está prevista para 11h30min. Ao fim da prova, os atletas de cinco estados do Brasil e do Uruguai terão percorrido 553 quilômetros em 23 municípios do Norte, Vale do Itajaí, Sul e Serra Catarinense.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA DESTE SÁBADO
1º Otavio Bulgareli, São José dos Campos (SP)
2º Joel Candido Prado Junior, Ribeirão Preto (SP)
3º Ricardo Pscheidt, Joinville (SC)
4º Murilo Afonso, Cascavel (PR)
5º Adélio Paulo da Silva, Madalena (RJ)
CLASSIFICAÇÃO GERAL DO TOUR DE SC
1º Murilo Afonso, Cascavel (PR)
2º Otavio Bulgareli, São José dos Campos (SP), a 2 segundos do líder
3º Maurício Morandi, Santos (SP), a 9 segundos do líder
4º Magno Prado Nazaret, São José dos Campos (SP), a 13 segundos do líder
5º David Leite Silva, Madalena (RJ), a 27 segundos do líder