Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça, assumirá o comando da pasta oficialmente nesta quinta-feira (1º). Ele substitui Flávio Dino, que foi nomeado para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A posse de Dino está prevista para ocorrer no dia 22 de fevereiro. Ele deixou o cargo oficialmente na quarta-feira (31), quando foi exonerado do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e nomeado para o STF. 

Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça

Mudanças nos cargos do Ministério da Justiça 

Lewandowski preparou mudanças em cargos estratégicos do Ministério da Justiça. Na madrugada desta quinta-feira, foram publicadas algumas exonerações na edição do Diário Oficial da União (DOU).

Continua depois da publicidade

  • Secretaria-Executiva

Ricardo Cappelli, que ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça, foi exonerado nesta quinta. Após convite do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ele irá assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

No lugar, Lewandowski escolheu o jurista e professor Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação também já foi publicada no DOU.

  • Secretaria Nacional de Políticas Penais

Rafael Velasco Brandani foi oficialmente exonerado da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O substituto ainda não foi nomeado. 

  • Secretaria Nacional de Segurança Pública

Também exonerado nesta quinta-feira, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar deixa a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para o cargo, irá assumir o procurador-geral de Justiça de São Paulo Mario Luiz Sarrubbo.

Continua depois da publicidade

  • Secretaria Nacional de Justiça

O governo exonerou Augusto de Arruda Botelho do cargo de secretário Nacional de Justiça. Botelho já havia afirmado que deixaria o cargo na gestão de Lewandowski.

O governo ainda não anunciou quem assumirá o posto, um dos mais importantes do ministério.

Leia mais

Perfis localizados nos EUA espalharam código secreto para o 8 de Janeiro

“Dubai” vizinha ao Brasil: como o petróleo turbinou o PIB da Guiana em 5 anos

Quem é Nikki Haley, opositora de Trump nas primárias das eleições dos Estados Unidos