Dona de uma considerável reserva florestal, Praia Grande abriga uma vegetação rica e matas belíssimas. Uma parte das terras formam o Parque Nacional de Aparados da Serra. Aos pés dos gigantes cânions, os maiores do país, a cidade oferece ângulos inéditos e um novo lugar para quem busca desafios, contemplação e lazer.

Continua depois da publicidade

A população, igual as demais regiões brasileiras, é miscigenada, resultado de diferentes correntes migratórias que povoaram a região, pois entre os paredões da serra geral e o litoral diferentes povos fizeram história. Alguns têm suas provas de existência somente em sítios arqueológicos e imortalizados em museus, outros deixaram sua participação estampada no progresso e na cultura dos descendentes que continuam construindo o Extremo Sul catarinense.

No município, podemos destacar uma peculiaridade. Antes dos colonizadores chegarem, esta região já era habitada por escravos que desciam os campos da serra para cultivar as várzeas férteis com ou sem o consentimento de seu “donos”, formando aqui um Quilombo, que hoje é certificado pela Fundação Palmares.

A bela cidade é caracterizada por suas belezas naturais, pela hospitalidade dos habitantes e pelos atrativos turísticos, onde podemos destacar os parques nacionais com os maiores cânions do Brasil: Itaimbezinho, Malacara, e o Fortaleza, com destaque para as trilhas no interior dos cânions e as atividades de aventura e esportes radicais.

Fala do prefeito

Continua depois da publicidade

– Praia Grande possui a maior e mais bela cadeia de cânions do Brasil – Valcir Daros

Saiba mais

População: 7.265 habitantes

Localização: Sul, a110 km de Criciúma

Área: 295 quilômetros quadrados

Emancipação: 19 de julho de 1958

Características: população de diferentes correntes migratórias, entre elas os índios Carijós e Xoclens

Atrativos: parques nacionais, turismo rural, campings, rios e festas populares

Particularidades: possui feira literária, Encontro da Geodiversidade e vários rodeios

Curiosidades: nome da cidade é por causa de uma grande praia de seixos rolados que se formou pela mudança do curso do Mampituba

Pontos turísticos: Cânion Malacara, Parque Nacional de Aparados da Serra, Parque Nacional da Serra Geral e Morro do Campestre