A capital da Serra catarinense é rica em história. Afinal, são nada menos que 246 anos de fundação desde a passada de gigantescas tropas de gado que eram conduzidas de Viamão (RS) a Sorocaba (SP) e que contribuíram diretamente com o desenvolvimento do Brasil.
Continua depois da publicidade
Lages orgulha-se de ser a terra natal do primeiro e único catarinense a ter sido presidente da República até hoje. Nereu Ramos nasceu em 3 de setembro de 1888, em uma fazenda na região da Coxilha Rica. Depois da sua morte em um acidente aéreo, em 16 de junho de 1958, em São José dos Pinhais (PR), nenhum outro catarinense voltou a ocupar o cargo máximo do país.
Outro orgulho lageano é a Festa Nacional do Pinhão, que neste ano, em sua 25ª edição, ocorre do próximo dia 24 a 2 de junho.
:: Galeria de fotos: confira imagens da paisagem gelada de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Com 157 mil moradores, Lages tem o maior território de Santa Catarina, com 2,6 mil quilômetros quadrados. A cidade foi a pioneira do turismo rural no Brasil e conta com uma ótima estrutura em sua rede hoteleira, com aproximadamente dois mil leitos, e gastronômica, com destaque para os hotéis fazenda de alto padrão e restaurantes especializados em comida típica da região.
Os grandes investimentos privados de Lages em turismo na atualidade estão na modernização dos seus hotéis e restaurantes, principalmente os estabelecimentos rurais, que apostam cada vez mais em conforto, atividades ao ar livre típicas de fazendas e atrações culturais.
O que tem por lá
:: Cavalgadas e caminhadas pelos corredores de tropas da Coxilha Rica
:: Museus e prédios históricos, como a prefeitura e a Catedral Diocesana
:: Boa infraestrutura na rede hoteleira e gastronômica
:: A Festa Nacional do Pinhão, que neste ano, em sua 25ª edição, ocorre do próximo dia 24 de maio a 2 de junho
Continua depois da publicidade
:: Lages está localizada na área central do Estado, a 220 quilômetros de Florianópolis