A tradição popular mostra que o termo Palma Sola é derivado da expressão castelhana homônima que significa palmeira solitária. Usado por castelhanos que praticavam o extrativismo da erva-mate e do pinhão na região, a palmeira na parte superior dividia-se em três e, como é incomum este fenômeno nessa espécie, servia de referência para quem chegava. A planta estava onde hoje é a Igreja Matriz. Continua depois da publicidade
De acordo com a literatura regional, a região começou a receber os primeiros fluxos migratórios na década de 1930. Vindos normalmente do Sul do país, os imigrantes encontraram muitas dificuldades. Entretanto, a terra fértil e a abundância de recursos naturais motivaram a ocupação, pois estavam ávidos por desbravar as matas e plantar alimentos e melhorar suas vidas.
Como na maioria dos outros municípios da região, Palma Sola passou por quatro ciclos econômicos: o extrativismo da erva-mate e da madeira, o da agricultura e o da indústria. Hoje temos vocação sobre estas mesmas práticas e outras mais, pois no nosso município há grande quantidade de ávores de reflorestamento. Continua depois da publicidade
Podemos desenvolver ainda mais o agronegócio e o turismo rural pelas belezas naturais e a riqueza do solo disponível no município. Estamos melhorando nossos índices na educação, na saúde, no esporte e no lazer e na qualidade de vida dos habitantes a cada dia que passa.
Frase do prefeito
– Palma Sola é uma cidade bonita porque, além das flores e cachoeiras, tem em sua gente a maior beleza – Domingos Locatelli.
Saiba mais
População: 7.699 habitantes
Localização: Oeste, a 163 km de Chapecó
Área: 331.78 quilômetros quadrados
Emancipação: 18/7/1995
Características: economia baseada em agricultura, indústria e extrativismo da erva-mate e da madeira
Particularidades: fica na rota Caminhos da Fronteira e a Rota do Mercosul
Pontos turísticos: Monumentos das Aves, Museu da Colonização e o Bosque Augusta Crestani