Arquitetura histórica, tranquilidade, praias limpas e gastronomia. São muitos os motivos para se ir ao Ribeirão, no sul da Ilha de SC. Além de aconchegante, a região é uma ótima opção para quem quer fazer uma breve viagem ao passado e conhecer um pouco da colonização açoriana, muito presente nas edificações.

Continua depois da publicidade

:: Point da Hora: O que levar quando for à praia

:: Point da Hora: Três praias tranquilas para levar as crianças

A igreja de Nossa Senhora da Lapa, por exemplo, foi construída em 1763 e sagrada em 1806. Ela foi erguida pelos senhores e escravos, com pedra, cal e azeite de baleia. Nos anos de 1800, durante a visita de D. Pedro II, o imperador doou 400 mil réis para a realização de reformas do que se tornaria, muitos anos depois, um dos principais pontos turísticos do Ribeirão.

Continua depois da publicidade

Era justamente esta construção que Raul Ergueta, 69 anos, apresentava aos netos, que vinham pela primeira vez a Florianópolis quando a equipe de reportagem da Hora o encontrou. O argentino visita a cidade há mais de 40 anos. Sempre que vem traz família e amigos e já é de praxe ir até o Ribeirão.

– Uma vez uma senhora me mostrou a igreja por dentro e me contou a história, que é muito bonita – lembrou.

Como nem só de histórias é feito o Ribeirão, o resto do passeio da família seria para conhecer a gastronomia local e, claro, as ostras.

Continua depois da publicidade

Outros encantos

A família pelotense de Elvis Presley Monkes, 57, também foi ao local para conhecer um pouco da história e aproveitar as praias tranquilas da região.

– Eu vim ontem aqui com a minha esposa e hoje trouxe o resto da família e amigos. O local é muito bonito e calmo. Certamente voltaremos nas próximas férias – garantiu o gaúcho.

As fazendas de ostras são atração à parte nessa região da Ilha. Da areia é possível ver as milhares de boias na água que sustentam as gaiolas de cultivo. A iguaria é o prato principal da grande maioria dos restaurantes por ali. Mas quem prefere preparar em casa, é fácil encontrar quem venda o produto fresquinho para consumo.

Continua depois da publicidade

Além das ostras, rendas de bilro e artesanato podem ser adquiridos pelos visitantes. Para visitar, uma opção é o Ecomuseu do Ribeirão, composto por uma propriedade rural, com uma casa, um engenho de farinha de mandioca, uma área de plantação e um quintal, erguido em 1794.

Serviço:

O Ecomuseu fica na Rodovia Baldicero Filomeno, 10106. Fica aberto a visitação de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas, com turmas ou individuais pelo telefone (48) 3237-8148.

Acesse bit.ly/vanoribeirao e confira o vídeo

Nica Id: 11949743 + Nica Id: 11949745====Betina Humeres