Arábia Saudita, maior exportadora mundial de petróleo, anunciou neste sábado (4) a retomada de suas exportações através do estratégico estreito Bab el-Mandeb, no Mar Vermelho, suspensas há dez dias depois de um ataque de rebeldes iemenitas.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro de Energia saudita, Jaled al Falih, citado pela agência oficial Spa, a retomada destas exportações foi possível após a coalizão militar liderada pelos sauditas, que intervém no Iêmen, tomar medidas para “garantir a segurança da navegação neste estreito e no Mar Vermelho”.

Estas medidas foram acertadas “em coordenação com a comunidade internacional”, acrescentou o ministro.

Em 25 de julho, a Arábia Saudita decidiu suspender suas exportações de petróleo através do estreito de Bab el-Mandeb, após rebeldes iemenitas atacarem duas empresas sauditas no Mar Vermelho, “até (…) que o tráfico marítimo esteja seguro”, afirmou, então, o ministro em uma nota.

Continua depois da publicidade

A Arábia Saudita lidera desde 2015 uma campanha militar para restaurar o governo reconhecido internacionalmente no Iêmen e fazer os huthis – presentes principalmente no norte do país e que controlam a capital, Saná – recuarem.

A guerra já deixou cerca de 10 mil mortos. As Nações Unidas descrevem a situação no país como a pior crise humanitária do mundo.

* AFP