O riacho que atravessa a cidade de Caxambu do Sul, no Extremo Oeste catarinense, transbordou na madrugada deste sábado, invadiu as três principais ruas deo Centro e atingiu cerca de 60 residências.

Continua depois da publicidade

Apesar dos estragos, não há desabrigados nem desalojados na cidade. Ainda durante a manhã, mais de 20 servidores da prefeitura se mobilizaram para limpar as ruas e as casas afetadas com ajuda de retroescavadeiras, tratores e caminhões-pipa. No fim da manhã, uma garoa ainda caía sobre a cidade e os rios já haviam voltado ao leito normal.

Segundo o presidente da comissão de Defesa Civil, Lenoir de Moura, uma chuva torrencial atingiu a cidade ao longo de toda a madrugada, enchendo as cabeceiras do riacho, no acesso à cidade. Por volta de 5h30min, os moradores acordaram com a água invandindo as casas. Em uma delas, uma moto teria sido arrastada de dentro da garagem e desaparecido na correnteza.

::: Meteorologia alerta para risco de temporal em SC

Continua depois da publicidade

O interior do município também foi destruído. O rio que passa pelas comunidades de Dom José, Linha Palmeira e Grêmio da Serraria também transbordou e derrubou pontes e deixou pelo menos duas propriedades rurais ilhadas.

Na segunda-feira, o prefeito Vilmar Foppa deve decretar situação de emergência no município.