O Ri Catarina começa hoje em Florianópolis como um festival de referência em palhaçaria. Em 10 dias serão apresentados 30 espetáculos que homenageiam o universo do palhaço, essa figura secular que desperta valores como solidariedade, riso e aceitação de nossas próprias fragilidades. A ideia do evento é fazer rir, até doer a barriga, e para isso traz atrações nacionais e internacionais, como o famoso palhaço mexicano Aziz Gual.

Continua depois da publicidade

Neste ano grupos de todo o Brasil se inscreveram via edital para o festival. A curadoria foi feita por Vanderleia Will, conhecida pela personagem Dona Bilica, e Pepe Nuñes, da Pé de Vento Teatro, companhia que criou e organiza o evento.

– Muita gente nos procurou para esta edição. É um encontro de pessoas que estudam, vêm de longe para fazer oficinas e assistir aos espetáculos – diz Vanderleia.

Outra novidade é que, além das apresentações por ruas do Centro da Capital e no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o festival terá uma lona fixa, o Circo da Dona Bilica, no Sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

– Queremos causar o riso e que as pessoas reflitam sobre suas vidas. São espetáculos cômicos, mas ao mesmo tempo líricos, críticos, poéticos – destaca a atriz.

Atrações nacionais e internacionais

Reconhecidos grupos brasileiros apresentam espetáculos com a linguagem clownesca e do bufão, como Caravana Tapioca e Cia Anime, de Pernambuco, Cia Um Pé de Dois e Casa de Madeira, do Rio Grande do Sul, e os cariocas Grupo Off-sina e Teatro de Anônimo, além da Pé de Vento Teatro de Florianópolis.

Duas oficinas também serão ministradas gratuitamente. A primeira delas é O Riso e a Caricia, com o mexicano Aziz Gual entre os dias 4 e 6 , e o Manual e Guia do Palhaço de Rua, com o argentino Chaco Vachi no dia 10.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: 3º Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina

Quando: de hoje até dia 10

Onde: Circo da Dona Bilica (Rua Manoel Pedro Vieira, 601, Morro das Pedras), Teatro Álvaro de Carvalho (Rua Marechal Guilherme, 26, Centro) e espaços públicos da Capital

Quanto: Gratuito (ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações)

Mais informações e programação no site do festival.