Parte do Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis, está mudando de cara. Desde o mês de dezembro de 2018 o local está em obras. A intenção da prefeitura é revitalizar desde os fundos da Câmara de Vereadores até o local onde ficava um ginásio de esportes. O projeto prevê obras em uma área total de seis mil metros quadrados com a construção de quadras, praça, parque infantil, academia ao ar livre e um trapiche.
Continua depois da publicidade
A primeira etapa foi a demolição do Ginásio Municipal Carlos Varela. O equipamento esportivo, inaugurado em 1987, foi um dos locais mais importantes do esporte josefense, mas estava em desuso e há mais de um ano a cobertura foi destruída por um vendaval. Desde então, só foi se deteriorando, sem passar por nenhuma manutenção.
De acordo com o secretário de Planejamento, Rodrigo de Andrade, a reforma do equipamento era inviável e caro por causa da estrutura que estava comprometida. Por isso, a prefeitura optou por demoli-lo. Os entulhos foram retirados em 15 dias.
A reportagem esteve no canteiro de obras nesta terça-feira (29). A obra está na fase de drenagem do terreno e já começou a construção de uma escadaria de acesso ao mar. A empresa DJP Construções foi contratada para fazer ainda duas quadras, uma poliesportiva e outra de grama sintética (a primeira do município), praça, parque infantil, academia ao ar livre, bicicletário, parede de escalada para crianças, acesso para a prainha que fica ao lado do Centro, revitalização das calçadas e da iluminação.
— Depois de toda a área estar preparada é que se inicia a fase de montagem das quadras e equipamentos de lazer — explica Andrade.
Continua depois da publicidade
Já a empresa Proget Engenharia está responsável por construir o trapiche. Segundo o secretário, já foi feita a fundação e nesta semana deve iniciar o estacamento com balsa no mar. O trapiche será construído em concreto, com 80 metros de extensão, 3,60 metros de largura e duas áreas de atracação. Toda a obra de revitalização do Centro Histórico custará cerca de R$ 2,8 milhões e a verba sairá do orçamento da Câmara de Vereadores.