Se tudo sair como o secretário de Infraestrutura de Florianópolis imagina, as obras de adequação das cabeceiras da Ponte Hercílio Luz serão entregues antes da restauração do patrimônio histórico. Valter Gallina afirmou, em entrevista ao Direto da Redação, que o projeto prevê substituição do pavimento e melhorias no raio de curvas por onde passarão os ônibus. A primeira etapa da obra é a drenagem da área, que deve custar R$ 3.238.854,22.
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Segundo a prefeitura, as obras buscam melhorar o sistema viário de acesso à ponte tanto no lado da Ilha quanto no do Continente. Ao todo, sete vias públicas municipais do Centro e três do Estreito terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito.
Ouça a entrevista com o secretário Valter Gallina:
No caso da Alameda Adolfo Konder (que vai da ponte até a Rua Hoepcke) e da Rua Jornalista Assis Chateaubriand (que liga a ponte até a Rua Felipe Schmidt), no Centro, as obras vão ocorrer em todas as suas extensões. Na Praça José Mauro da Costa Ortiga e demais vias afetadas, a Rua Felipe Schmidt, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), Rua Arno Hoeschl, Rua Almirante Lamego e Rua Pedro Ivo, também no Centro, e na Rua Quatorze de Julho, Avenida Ivo Silveira e Rua Fúlvio Aducci, no Estreito, apenas em alguns trechos.
Na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, será feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio; reformulado o desenho da Praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas). O boulevard com pista elevada englobará toda a Alameda Adolfo Konder e parte da Rua Jornalista Assis Chateaubriand. Tudo isso, para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafeguem tanto em direção ao Terminal Integrado do Centro (Ticen) quanto à Beira-Mar Norte.
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Para facilitar o deslocamento dos ônibus entre a Ponte Hercílio Luz e o Ticen, aliás, será feita ainda melhoria no raio de acesso entre a Rua Francisco Tolentino e a Rua Pedro Ivo, viabilizando o giro do transporte coletivo para a entrada no terminal. Já o trajeto dos ônibus provenientes da ponte com destino à Beira-Mar Norte se dará pela Rua Jornalista Assis Chateaubriand seguida da Rua Felipe Schmidt.
A obra prevê ainda um sistema cicloviário, com implantação de ciclovia ao longo de toda a Alameda Adolfo Konder, e Rua Jornalista Assis Chateaubriand no trecho da Rua Felipe Schmidt para a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, bem como na própria Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a Rua Arno Hoeschl. Lembrando que a Rua Almirante Lamego já tem ciclofaixa.
Continente
Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz será criado uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha. Também será feito um boulevard com pista elevada na alça que liga a Ponte Hercílio Luz com a Avenida Ivo Silveira, passando pelo viaduto sobre a Rua Fúlvio Aducci, que passará por reforço e ampliação de sua estrutura.
Apesar disso, o secretário afirmou que o viaduto Presidente Kennedy, que fica à direita de quem sai da ponte Hercílio Luz no Continente, não deve ser incluído neste pacote. A estrutura tem danos visíveis no concreto e em alguns pontos, até os ferros de sustentação estão à mostra.
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– Vamos atacar essa estrutura no futuro, mas não agora – disse Gallina.